Constelação Familiar: você sabe o que é?

Child drawing happy family

Constelação Familiar, também chamada de Constelação Sistêmica, é um método da psicoterapia elaborado e desenvolvido pelo filósofo, pedagogo e teólogo alemão Bert Hellinger, que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. 

Após anos de pesquisas com famílias em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos, Bert Hellinger chegou à conclusão que todas as pessoas estão conectadas por uma memória familiar. E que essas lembranças, além de crenças, valores morais, traumas e doenças, podem ser passadas de geração para geração, mesmo que de uma maneira inconsciente.

O resultado dessa pesquisa se transformou em um método que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas, chamado de “Ordens do Amor”:

  • Hierarquia: é uma ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos. Não se trata de definir um grau de importância, mas, sim, respeitar a ordem dos fatos.

  • Equilíbrio: se pauta pela necessidade de haver equilíbrio em todas as relações, o que gera respeito e igualdade de condições.

  • Pertencimento: todos os membros têm o direito e o dever de serem reconhecidos como pertencentes à família, para que o sistema seja justo e equilibrado. Isso se aplica também a quem morreu precocemente, a deficientes, a filhos abortados, adotados, etc.

Como funciona a sessão?

Na prática, a Constelação Familiar permite trabalhar bloqueios de sentimentos relacionados à qualquer membro ou geração familiar. O terapeuta oferece uma leitura sobre as diferentes dinâmicas que atuam no sistema familiar do paciente, orientando o processo e analisando cada dinâmica quanto ao seu significado.

É importante citar que a Constelação Familiar não tem o objetivo de substituir outras terapias ou se colocar acima da medicina convencional, mas sim servir de complemento.

No dia 15 de fevereiro de 2020, iremos realizar a  VIVÊNCIA CONSTELAÇÃO FAMILIAR, acesse o link e confira

Esse registro foi postado em Eventos.
Whatsapp